Por: Luiza Chibior
A comunicação é uma das principais ferramentas estratégicas das relações sociais e profissionais, é com ela que desde os nossos primórdios conseguimos nos integrar as pessoas e as diversas atividades realizadas diariamente. E hoje com a globalização e o mundo dos negócios crescendo a cada dia, precisamos realizar estratégias de comunicação eficientes para o crescimento das empresas. Por isso, precisamos definir estratégias para atingirmos o melhor resultado.
De acordo com o artigo publicado no site Comtexto Comunicação e Pesquisa, a Comunicação Empresarial concilia as vertentes institucional e mercadológica e está focada nos negócios da empresa, o que não significa que apenas privilegia os lucros e os resultados financeiros. Mais do que nunca, ela contribui para reforçar a ética empresarial, está comprometida com o exercício da cidadania e da responsabilidade social. A Comunicação Empresarial bem planejada e conduzida agrega valor às marcas, ajuda a vender produtos e serviços e representa uma vantagem competitiva para as organizações modernas. Ela engloba, na verdade, competências e disciplinas que se complementam, como a Assessoria de imprensa, as Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, o Marketing, com todos os seus adjetivos e tem uma profunda interação com as demais áreas de uma empresa ou organização (planejamento, novos negócios, finanças, recursos humanos etc).
É com a comunicação empresarial que a empresa transmite informações sobre seus produtos, mercadorias e serviços, podendo promover relacionamentos satisfatórios, feed back adequado sobre a ação do outro, contatos, facilitar a negociação, administrar conflitos, realizar apresentações de produtos e serviços. Esses objetivos servem para coordenar o plano de comunicação entre a empresa e os envolvidos.
Não existe fórmula para uma comunicação eficaz, cada empresa deve traçar uma estratégia de comunicação que melhor se adapta ao seu caso.
Um exemplo da eficácia da Comunicação Empresarial nas empresas foi o que aconteceu no caso Bombril onde a empresa passou por um quadro caótico em que quase foi à falência. O diretor-presidente da Bombril José Bacellar, diz que “a comunicação é de qualidade, alicerçada no princípio democrático do diálogo, portanto indispensável e as possibilidades de êxito se ampliam. Caso contrário, é como fechar-se num universo medieval, alheio as exigências da modernidade”. Isso prova a grande importância da Comunicação Empresarial nas empresas modernas. Outro exemplo é da Companhia Vale do Rio Doce que ofereceu á seus funcionários a palestra do técnico de vôlei Bernardinho, mostrando a importância do trabalho em equipe e as estratégias usadas para isto fazendo comparação com o voleibol, pois a empresa acredita que, desta forma, a assimilação se torna mais simples e a percepção dos resultados mais concreta. A empresa buscou um diferencial no mercado por meio da valorização de seus funcionários apostando na intensa comunicação de seus objetivos para a força de trabalho.
As empresas que investem em seus funcionários, têm grande retorno, pois a valorização do público interno por meio de ações de relevância social são diretamente refletidas para o público externo.
Conforme a professora de Comunicação Empresarial da Faculdade IBTA, Maria do Carmo Oliveira Carrasco, é importante ressaltar que não há nenhuma ação sem comunicação. Dessa forma, todos os relacionamentos e ações estão permeados pela comunicação eficaz (comunicação visual, escrita e oral). ”Nos últimos anos a comunicação empresarial ganhou relevância, pois para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços é necessário um programa de comunicação integrada. Neste sentido, podemos relatar que a comunicação interindividual e empresarial são fatores primordiais para o avanço tecnológico e sucesso da empresa”.
Com os objetivos traçados e as comunicações interligadas dentro de uma empresa podemos refletir da grande importância da comunicação empresarial no nosso dia-dia, fazendo toda diferença como profissionais e atingindo a perspectiva de comunicação realizada por uma organização séria.
3 comentários:
Boa Noite.
Ótima inciativa de voces.
Parabéns e continuem assim, estudando e se aperfeiçoando dia após dia.
Marco
Olá Luiza e Karolinni:
Parabéns pelo texto e pelo blog!
O Brasil está carente de profissionais sérios e principalmente de jornalistas que escrevam de forma clara e concisa, como vocês estão fazendo.
Sucesso queridas!!
Beijo da Marise
olá Luiza e Karolinni
Achei ótimo o texto de vocês, claro e objetivo, espero poder ler cada vez mais e melhor, sigam em frente nunca desistam de suas carreiras, continuem sendo sempre essas pessoas maravilhosas que são ok.
com carinho super beijo.
Iracema lago..
Postar um comentário